segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Apontamento político

Fala-se muito de ética na política, mas os dois principais Partidos (PS  e PSD) daquilo a que se chama o arco da governação - mas o CDS também, basta lembrar para já o caso dos submarinos - são os responsáveis  pelo baixo nível dessa tão falada ética republicana.

1 - A promiscuidade existente entre os laços familiares e os lugares de topo na vida política são um dos emblemas do PS. Tem sido amplamente denunciado o rol de maridos, mulheres, filhos, enteados, e vários laços familiares que ocupam lugares no Governo ou nos Serviços e instituições do Estado.
Vem sempre a mesma resposta,: não é ilegal . Pois não será, mas é eticamente reprovável e transmite a ideia de que no PS, fora dos círculos familiares e de relações próximas, não há mais ninguém capaz de exercer tão bem, ou ainda melhor, os cargos atribuídos aos membros do clã privilegiado. É escandaloso,
Aplica-se aqui o velho dito romano : à mulher de César  não basta ser séria, tem também que parecer. 

2 - O escandaloso caso da Associação Raríssimas vem revelar mais uma vez quão difícil para muitas pessoas é manter o perfil de seriedade e dedicação à causa publica, a partir de um determinado grau de notoriedade adquirido no exercício do poder -. em todas as classes da sociedade. Já  não é só o dinheiro ( João de Deus já dizia dele que "é tão lindo o manganão...), mas também  a notoriedade social, o aparecer nas páginas das revistas cor-de-rosa e nas reportagens da TV .
E a população fica muito chocada sempre que surge um caso destes, embora muitos até possam dizer que a vida é dos espertos... Eu penso que a principal causa destes problemas é a falta de uma cidadania activa e responsável. Se a educação cívica tivesse sido desde, pelo menos, a implantação da democracia uma preocupação dos sucessivos Governos e dos Partidos políticos, poderíamos ter hoje um povo mais interveniente e zelador da causa pública.  
Em vez disso os Partidos, traindo a sua função principal como garantes da democracia, tornaram-se em escolas de clientelismo, sendo as Juventudes partidárias uma espécie de "madraças" onde se ensina como progredir na vida sem actividade profissional para além dos lugares de assessor,  adjunto, depois deputado e por aí fora.
Mas não deixa de ser curiosa a senha persecutória com que PSD e CDS se agarram a estes casos para denegrir o Governo , já que lhes faltam outros assuntos políticos como a evolução da economia e das contas publicas, que continuam a surpreender todas as instituições internacionais, O PSD até esquece que a Raríssimas teve o apoio e o acompanhamento de Maria Cavaco Silva que foi quem a lançou, por exemplo, na Coroa espanhola.... O melhor para o PSD  será não mexer muito mais no assunto...
Agora uma coisa é urgente : separar o trigo do joio, rever todos os esquemas das IPSS que são milhares em todo o País e verificar como se governam interna  e externamente...

Sem comentários:

Enviar um comentário